SEQUÊNCIA DIDÁTICO-AVALIATIVA Período de: 16/02 a 14/03 1º ano A e B
Atividade para 1º ano A e B
1)Considera os seguintes números:
Agrupa-os nos respectivos conjuntos.
2) Um número
irracional é um número cuja dízima é __________________________. Não pode ser
representado sob a forma de fracção.
3) Usando a calculadora Representar por uma dizima
cada um dos números a baixo.
4) Completa o quadro, marcando
uma cruz quando o número pertence ao respetivo conjunto.
5) Escreva:
a) Três números naturais maiores
que
b) três números inteiros
consecutivos não naturais;
c)três números reais negativos e
não inteiros;
d) três números reais positivos
não racionais.
6) Diga, justificando, se são
verdadeiras ou falsas as seguintes afirmações:
a) Todo o número real é racional.
b) Todo o número natural é
inteiro.
c) Todo o número real é
irracional.
7) Calcule:
a) R$ 47,80 acrescido de 20%. →
____________________
b) R$ 112,00 acrescido de 25%. →
___________________
c) R$ 1.300,00 acrescido de
32,5%. → ________________
d) R$ 205,00 acrescido de 50%. →
___________________
8) Considere os números:
a = 5,6789101112...
b = 2,6666666666...
c = 0,969696969696...
Agora, calcule usando as
aproximações com seis casas:
a) a + b =
b) b + c =
c) c – a =
d) 3b =
9) Usando uma calculadora digite
as raízes a seguir e anote os resultados. v Pesquise em livros e,
também, na internet, registros sobre as mesmas raízes.
10)Efetuando 2,8 – 0,25 – 0,55 + 1,
obtém-se
(A) 4,6.
(B) 3.
(C) 2,6.
(D) 1,9.
11) Fabiana desenhou uma letra de
seu nome na malha quadriculada ao lado. Cada lado do quadradinho dessa malha
mede 5 cm. Qual o perímetro da letra?
(A) 20 cm
(B) 50 cm
(C) 70 cm
(D) 100 cm
11) Uma das medidas da praça
representada na planta abaixo
foi apagada acidentalmente.
Sabemos que o perímetro da
praça é 72 m.
Qual a medida apagada?
(A) 22 m
(B) 24 m
(C) 26 m
(D) 28 m
12) Parte de uma parede está sendo coberta por pastilhas
quadradas. Algumas já foram colocadas, como mostra a figura a seguir.
Qual a área, em cm², da parte da
parede representada acima?
(A) 1 000
(B) 700
(C) 500
(D) 130
Atividade avaliativa é transformar o conhecimento teórico em prático.
Agora é com você. Utilize sua criatividade para desenvolver a atividade
proposta!
13)Meça a circunferência e o diâmetro dos objetos
sugeridos com uma fita métrica ou com um pedaço de barbante e uma régua. v
Acrescente outros objetos. v Faça a divisão do valor da medida da circunferência com
o valor da medida do diâmetro. v Anote os resultados na tabela.
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