SEQUÊNCIA DIDÁTICO-AVALIATIVA Período de: 16/02 a 14/03 1º ano A e B

Atividade para 1º ano A e B

1)Considera os seguintes números:

 

Agrupa-os nos respectivos conjuntos.


2) Um número irracional é um número cuja dízima é __________________________. Não pode ser representado sob a forma de fracção.


3) Usando a calculadora Representar por uma dizima cada um dos números a baixo.

 



4) Completa o quadro, marcando uma cruz quando o número pertence ao respetivo conjunto.

 


5) Escreva:

a) Três números naturais maiores que

b) três números inteiros consecutivos não naturais;

c)três números reais negativos e não inteiros;

d) três números reais positivos não racionais.

6) Diga, justificando, se são verdadeiras ou falsas as seguintes afirmações:

a) Todo o número real é racional.

b) Todo o número natural é inteiro.

c) Todo o número real é irracional.

7) Calcule:

a) R$ 47,80 acrescido de 20%. → ____________________

b) R$ 112,00 acrescido de 25%. → ___________________

c) R$ 1.300,00 acrescido de 32,5%. → ________________

d) R$ 205,00 acrescido de 50%. → ___________________

8) Considere os números:

a = 5,6789101112...

b = 2,6666666666...

c = 0,969696969696...

Agora, calcule usando as aproximações com seis casas:

a) a + b =

b) b + c =

c) c – a =

d) 3b =

9) Usando uma calculadora digite as raízes a seguir e anote os resultados. v Pesquise em livros e, também, na internet, registros sobre as mesmas raízes.

 


10)Efetuando 2,8 – 0,25 – 0,55 + 1, obtém-se

(A) 4,6.

(B) 3.

(C) 2,6.

(D) 1,9.

11) Fabiana desenhou uma letra de seu nome na malha quadriculada ao lado. Cada lado do quadradinho dessa malha mede 5 cm. Qual o perímetro da letra?

 


(A) 20 cm

(B) 50 cm

(C) 70 cm

(D) 100 cm

11) Uma das medidas da praça representada na planta abaixo

foi apagada acidentalmente. Sabemos que o perímetro da

praça é 72 m.

Qual a medida apagada?


(A) 22 m

(B) 24 m

(C) 26 m

(D) 28 m

12) Parte de uma parede está sendo coberta por pastilhas quadradas. Algumas já foram colocadas, como mostra a figura a seguir.


Qual a área, em cm², da parte da parede representada acima?

(A) 1 000

(B) 700

(C) 500

(D) 130

Atividade avaliativa é transformar o conhecimento teórico em prático. Agora é com você. Utilize sua criatividade para desenvolver a atividade proposta!

 

 

 13)Meça a circunferência e o diâmetro dos objetos sugeridos com uma fita métrica ou com um pedaço de barbante e uma régua. v Acrescente outros objetos. v Faça a divisão do valor da medida da circunferência com o valor da medida do diâmetro. v Anote os resultados na tabela.




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