Plano de Aula Sustentabilidade e Consumo Conciente



Plano de Aula
PLANO DE AULA - BEHAVIORISTA (SKINNER)
ANOS: ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO   TEMPO ESTIMADO 10 HORAS AULAS DE 50 MINUTOS.
 CONTEÚDO: SUSTENTABILIDADE E CONSUMO CONSIENTE
OBJETIVO GERAL
 Preparar os alunos para analisar as formas de como a Educação Ambiental é abordado no espaço escolar.
Conscientizar os alunos de que os recursos vegetais de florestas e matas podem ser explorados de forma controlada, garantindo o replantio sempre que necessário.
Preservação total de áreas verdes não destinadas à exploração econômica.

Evidenciar que os problemas ambientais vêm ocorrendo sequencialmente e há muito tempo, estando vinculados às atividades econômicas e o consumo desenfreado da população mundial.

Conscientizar os alunos sobre os impactos ambientais causados pelo excesso de lixo no nosso planeta;
Aprender a descartar o lixo adequadamente, evitando sujar os locais de uso coletivo e individual.
Analisar a forma como a Educação Ambiental é abordada no espaço escolar.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Verificar qual é a percepção dos professores em relação à Educação Ambiental.
Investigar quais são as estratégias pedagógicas usadas pelos professores no desenvolvimento do trabalho com a Educação Ambiental.
Conhecer de que modo os alunos reagem às estratégias pedagógicas utilizadas pelos professores no trabalho com a Educação Ambiental.
PUBLICO ALVO
Ensino Fundamental II e Ensino médio          

TEMPO ESTIMADO
 Tempo estimado 10 horas aulas de 50 minutos.
CONTEÚDOS E TEMAS;
  • As consequências do consumo exagerado.
  • A educação ambiental: um saber interdisciplinar.
  • Diferentes formas de tratar o meio ambiente.
  • A escola local da educação ambiental.
  • A discussão sobre a viabilidade e desenvolvimento sustentável.
METODOLOGIA
  • Aula expositiva. O professor apresentará os conteúdos para que os alunos
compreendam e apliquem os conhecimentos adquiridos nas tarefas solicitadas pelo professor.
  • Textos relacionados ao efeito estufa e impactos ambientais.
  • Aula expositiva
  • Atividades práticas de reciclagem
RECURSOS
  • Computador, data show, internet e jornal,
  • Quadro e giz
  • Embalagens variadas de papel, plástico, alumínio, etc.
  • Embalagens de leite longa vida
  • Papeis coloridos diversos, revistas, cola tesoura, pincel atômico, canetas hidrográficas.
  • Fotos de lixões, aterros sanitários, depósitos de lixo, retiradas de revistas, jornais, livros, internet, etc.
AVALIAÇÃO
Nessa abordagem a avaliação não se dá através de notas e provas. O que é avaliado é a prática educativa tanto dos alunos como dos professores.
A avaliação é da prática educativa, e não de um pedaço dela.” Ou seja, professores e alunos se auto avaliam para saber quais foram as melhoras e no que eles ainda podem melhorar.
A avaliação deverá ser feita a partir da participação dos alunos, da atividade de discussão das reportagens, podendo o professor pedir algum texto reflexivo sobre o que entendeu das discussões. Outra ferramenta avaliativa pode ser um trabalho ilustrativo/visual sobre o cotidiano dos alunos que ilustre o modo de vida, consumo, desperdício, lixo ou ainda quando promovem ações sustentáveis.
Avaliação da aprendizagem acontecerá através da realização de atividades (redação, confecção de lixeira), participação e interesse do alunos.
DESENVOLVIMENTO
AULAS 1, 2, 3,4 E 5
Verificar os conhecimentos prévios dos alunos abrindo discussão sobre o tema;
Definir conceitos de meio ambiente, lixo, coleta seletiva, reciclagem, lixão, aterro sanitário;
Relatar para os alunos como ocorre a coleta comum e seletiva do lixo doméstico;
Relatar e demonstrar através de fotografias o destino dos resíduos sólidos descartados no meio ambiente;
AULAS 5, 6, 7, 8,9 E 10
Retomar o tema discutido na aula anterior;
Apresentar aos alunos os tipos de embalagens descartáveis e explicar como ocorre a coleta seletiva de lixo; Confeccionar mini lixeira para colocar sobre a carteira/mesa utilizando embalagem de leite longa vida. As embalagens deverão ser encapadas de acordo com a criatividade da criança ou critério definido pelo (a) professor (a).
Referências Bibliográficas
http://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/producao-e-consumo-sustentavel/consumo-consciente-de-embalagem/quem-e-o-consumidor-consciente/item/759
Plano de Aula
PLANO DE AULA – SÓCIO-HISTÓRICO-CULTURAL
ANOS: ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO  TEMPO ESTIMADO 10 HORAS AULAS DE 50 MINUTOS.
 CONTEÚDO: SUSTENTABILIDADE E CONSUMO CONSIENTE
OBJETIVO GERAL
Proporcionar análise, reflexões, resolução de problemas com relação ao consumo consciente, e trocas de experiências.
Formar o profissional, com embasamento em experiências pessoais relacionadas ao dia a dia.
Propiciar a aprendizagem a partir da socialização dos seguintes conteúdos e conscientizar os alunos de que os recursos vegetais de florestas e matas podem ser explorados de forma controlada, garantindo o replantio sempre que necessário.
Preservação total de áreas verdes não destinadas à exploração econômica.

Evidenciar que os problemas ambientais vêm ocorrendo sequencialmente e há muito tempo, estando vinculados às atividades econômicas e o consumo desenfreado da população mundial.

Conscientizar os alunos sobre os impactos ambientais causados pelo excesso de lixo no nosso planeta;
Aprender a descartar o lixo adequadamente, evitando sujar os locais de uso coletivo e individual.
Analisar a forma como a Educação Ambiental é abordada no espaço escolar.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Verificar qual é a percepção dos professores em relação à Educação Ambiental.
Investigar quais são as estratégias pedagógicas usadas pelos professores no desenvolvimento do trabalho com a Educação Ambiental.
Conhecer de que modo os alunos reagem às estratégias pedagógicas utilizadas pelos professores no trabalho com a Educação Ambiental.


PUBLICO ALVO
Ensino Fundamental II e Ensino médio          
TEMPO ESTIMADO
Tempo estimado 10 horas aulas de 50 minutos
CONTEÚDOS E TEMAS;
  • As consequências do consumo exagerado.
  • A educação ambiental: um saber interdisciplinar.
  • Diferentes formas de tratar o meio ambiente.
  • A escola local da educação ambiental.
  • A discussão sobre a viabilidade e desenvolvimento sustentável.
METODOLOGIA
  • A aula será expositiva-dialogada e como estratégia de ensino utilizando as discussão em grupo, sobre os conteúdos e discussão dos textos.
  • Textos relacionados ao efeito estufa e impactos ambientais.
  • Aula expositiva
  • Atividades práticas de reciclagem
DESENVOLVIMENTO:
Nas primeiras aulas, serão feita uma sondagem e a sensibilização, ou seja: a provocação de um desequilíbrio, partindo de perguntas, como: o que vocês entendem por consumo consciente e sustentabilidade?
Quais são as formas de consumir consciente? O que é consumo desenfreado?
E nesse contexto, o professor vai anotando na lousa as contribuições, de tudo o que vê falando, o que vem à mente deles nesse momento. O professor estimulará a manifestação dos alunos com as perguntas e faz a mediação da discussão, ele poderá reiterar pontos positivos, alertar para algum equívoco, sendo esse o primeiro momento da aula.
Na segunda e terceira aulas, haverá a leitura e discussão em grupo, o professor divide a sala em grupos menores, mais ou menos cinco alunos, e pede que leiam os capítulos específicos sobre sustentabilidade e consumo consciente dos livros-texto, e em grupo e aprofundarão a discussão sobre o tema da aula. E interagirão pela linguagem, criarão formas de avanço na reflexão, dentro do grupo.
RECURSOS
·         Computador, data show, internet e jornal,
·         Quadro e giz
·         Embalagens variadas de papel, plástico, alumínio, etc.
·         Embalagens de leite longa vida
·         Papeis coloridos diversos, revistas, cola tesoura, pincel atômico, canetas hidrográficas.
·         Fotos de lixões, aterros sanitários, depósitos de lixo, retiradas de revistas, jornais, livros, internet, etc.
AVALIAÇÃO
A avaliação será a escrita coletiva de um texto sobre consumo consciente, contendo suas restrições, suas vantagens e oportunidades que possam advir desses conceito da atualidade e do cotidiano de todo os aluno, o texto deve conter os principais conceitos da discussão em grupo.
Nessa abordagem a avaliação não se dá através de notas e provas.
O que é avaliado é a prática educativa tanto dos alunos como dos professores.
A avaliação é da prática educativa, e não de um pedaço dela.” Ou seja, professores e alunos se auto avaliam para saber quais foram as melhoras e no que eles ainda podem melhorar.
A avaliação deverá ser feita a partir da participação dos alunos, da atividade de discussão das reportagens, podendo o professor pedir algum texto reflexivo sobre o que entendeu das discussões. Outra ferramenta avaliativa pode ser um trabalho ilustrativo/visual sobre o cotidiano dos alunos que ilustre o modo de vida, consumo, desperdício, lixo ou ainda quando promovem ações sustentáveis.
Avaliação da aprendizagem acontecerá através da realização de atividades (redação, confecção de lixeira), participação e interesse do aluno.
DESENVOLVIMENTO
Aulas 1, 3, 3,4 e 5
Verificar os conhecimentos prévios dos alunos abrindo discussão sobre o tema;
Definir conceitos de meio ambiente, lixo, coleta seletiva, reciclagem, lixão, aterro sanitário;
Relatar para os alunos como ocorre a coleta comum e seletiva do lixo doméstico;
Relatar e demonstrar através de fotografias o destino dos resíduos sólidos descartados no meio ambiente;
AULAS 5, 6, 7, 8,9 E 10
Retomar o tema discutido na aula anterior;
Apresentar aos alunos os tipos de embalagens descartáveis e explicar como ocorre a coleta seletiva de lixo;
Confeccionar mini lixeira para colocar sobre a carteira/mesa utilizando embalagem de leite longa vida. As embalagens deverão ser encapadas de acordo com a criatividade de cada aluno ou critério definido pelo professor.
REFERÊNCIAS:
http://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/producao-e-consumo-sustentavel/consumo-consciente-de-embalagem/quem-e-o-consumidor-consciente/item/7591



Plano de Aula
PLANO DE AULA – CONSTRUTIVISMO
ANOS: ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO  TEMPO ESTIMADO 10 HORAS AULAS DE 50 MINUTOS.
 CONTEÚDO: SUSTENTABILIDADE E CONSUMO CONSIENTE
OBJETIVO GERAL
Formar o profissional, com embasamento em experiências pessoais relacionadas ao dia a dia.
Propor ao aluno uma reflexão, sobre os problemas ambientais que vem ocorrendo a dia com mais frequência, utilizando os conhecimentos prévios e envolvendo os conceitos de sustentabilidade e meio ambiente.
Respeitar o ritmo do aluno, seu desenvolvimento e interesses.
Propiciar um ambiente em que o aluno se sinta seguro para aprender.
Preservação total de áreas verdes não destinadas à exploração econômica.

Propor para o aluno um olhar clinico para atentar para os problemas ambientais vêm ocorrendo sequencialmente e há muito tempo, estando vinculados às atividades econômicas e o consumo desenfreado da população mundial.

Mostrar para os alunos sobre os a importância de atentar para os impactos ambientais causados pelo excesso de lixo no nosso planeta;
Aprender a descartar o lixo adequadamente, evitando sujar os locais de uso coletivo e individual.
Analisar a forma como a Educação Ambiental é abordada no espaço escolar.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Proporcionar aos profissionais situações, que permitam a construção de conhecimentos.
Verificar qual é a percepção dos professores em relação à Educação Ambiental.
Investigar quais são as estratégias pedagógicas usadas pelos professores no desenvolvimento do trabalho com a Educação Ambiental.
Conhecer de que modo os alunos reagem às estratégias pedagógicas utilizadas pelos professores no trabalho com a Educação Ambiental.
PUBLICO ALVO
Ensino Fundamental II e Ensino médio          
TEMPO ESTIMADO
Tempo estimado 10 horas aulas de 50 minutos
CONTEÚDOS E TEMAS;
  • As consequências do consumo exagerado.
  • A educação ambiental: um saber interdisciplinar.
  • Diferentes formas de tratar o meio ambiente.
  • A escola local da educação ambiental.
  • A discussão sobre a viabilidade e desenvolvimento sustentável.
METODOLOGIA
  • A aula será expositiva-dialogada. Com esta proposta objetiva estimular os alunos a aprenderem a partir da troca com o meio e por propostas de situações problemas e experimentos concretos.
  • Dessa maneira, o professor agirá como facilitador do processo de aprendizagem.
  • Textos relacionados ao efeito estufa e impactos ambientais.
  • Aula expositiva
  • Atividades práticas de reciclagem
DESENVOLVIMENTO:
Utilização de uma situação-problema visando gerar o desequilíbrio no aluno para oferecer processos de descobertas pessoais e no processo de equilibração e assimilação.
Nas primeiras aulas, serão contextualizadas as questões, onde serão observados e.
Levantados os conhecimentos prévios dos alunos acerca dos conteúdos das consequências do consumo exagerado de produtos.
Neste primeiro momento, a ideia é identificar os esquemas mentais existentes dos alunos (estágio de desenvolvimento), pois já conhecem os conceitos, através de aulas anteriores de Introdução à sustentabilidade e consumo consciente.
Na segunda e terceira, quarta e quinta aula será apresentado à situação-problema propriamente dita, com intenção de causar o desequilíbrio interno, e o desafio para multipolarizar à questão, e será apresentado uma série de gráficos gerais, com relação ao consumo populacional, lixo gerado por cada pessoa e diferentes de produtos consumidos pela sociedade, e os principais motivos que levam as pessoas a consumirem sem se preocupar com o futuro do planeta, deverão responder à seguinte situação-problema individualmente:
Nesse momento de observação, seria uma nova oportunidade para o professor, de causar um desequilíbrio frente às propostas apresentadas pelos alunos, desestruturando o que construíram como conclusões, utilizando a comparação com o objetivo da acomodação do conhecimento, através da demonstração da realidade do mercado, com o objetivo de refletirem sobre as conclusões que chegaram, providenciando uma forma reflexiva de assimilação e acomodação do conhecimento adquirido.
RECURSOS
·         Computador, data show, internet e jornal,
·         Quadro e giz
·         Embalagens variadas de papel, plástico, alumínio, etc.
·         Embalagens de leite longa vida
·         Papeis coloridos diversos, revistas, cola tesoura, pincel atômico, canetas hidrográficas.
·         Fotos de lixões, aterros sanitários, depósitos de lixo, retiradas de revistas, jornais, livros, internet, etc.
AVALIAÇÃO
A avaliação será a escrita coletiva de um texto sobre consumo consciente, contendo suas restrições, suas vantagens e oportunidades que possam advir desses conceito da atualidade e do cotidiano de todo os aluno, o texto deve conter os principais conceitos da discussão em grupo.
Nessa abordagem a avaliação não se dá através de notas e provas.
O que é avaliado é a prática educativa tanto dos alunos como dos professores.
A avaliação é da prática educativa, e não de um pedaço dela.” Ou seja, professores e alunos se auto avaliam para saber quais foram as melhoras e no que eles ainda podem melhorar.
A avaliação deverá ser feita a partir da participação dos alunos, da atividade de discussão das reportagens, podendo o professor pedir algum texto reflexivo sobre o que entendeu das discussões. Outra ferramenta avaliativa pode ser um trabalho ilustrativo/visual sobre o cotidiano dos alunos que ilustre o modo de vida, consumo, desperdício, lixo ou ainda quando promovem ações sustentáveis.
Avaliação da aprendizagem acontecerá através da realização de atividades (redação, confecção de lixeira), participação e interesse do aluno.
DESENVOLVIMENTO
Aulas 1, 3, 3,4 e 5
Verificar os conhecimentos prévios dos alunos abrindo discussão sobre o tema;
Definir conceitos de meio ambiente, lixo, coleta seletiva, reciclagem, lixão, aterro sanitário;
Relatar para os alunos como ocorre a coleta comum e seletiva do lixo doméstico;
Relatar e demonstrar através de fotografias o destino dos resíduos sólidos descartados no meio ambiente;
AULAS 5, 6, 7, 8,9 E 10
Retomar o tema discutido na aula anterior;
Apresentar aos alunos os tipos de embalagens descartáveis e explicar como ocorre a coleta seletiva de lixo;
Confeccionar mini lixeira para colocar sobre a carteira/mesa utilizando embalagem de leite longa vida. As embalagens deverão ser encapadas de acordo com a criatividade de cada aluno ou critério definido pelo professor.
REFERÊNCIAS:
http://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/producao-e-consumo-sustentavel/consumo-consciente-de-embalagem/quem-e-o-consumidor-consciente/item/7591


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