Plano de Aula Sustentabilidade e Consumo Conciente
Plano de Aula
PLANO DE AULA - BEHAVIORISTA (SKINNER)
ANOS: ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO TEMPO
ESTIMADO 10 HORAS AULAS DE 50 MINUTOS.
CONTEÚDO: SUSTENTABILIDADE E
CONSUMO CONSIENTE
OBJETIVO
GERAL
Preparar os alunos para analisar as formas de
como a Educação Ambiental é abordado no espaço escolar.
Conscientizar
os alunos de que os recursos vegetais de florestas e matas podem ser explorados
de forma controlada, garantindo o replantio sempre que necessário.
Preservação total de áreas verdes não destinadas à exploração econômica.
Evidenciar que os problemas ambientais vêm ocorrendo sequencialmente e há muito tempo, estando vinculados às atividades econômicas e o consumo desenfreado da população mundial.
Conscientizar os
alunos sobre os impactos ambientais causados pelo excesso de lixo no nosso planeta;
Aprender a
descartar o lixo adequadamente, evitando sujar os locais de uso coletivo e
individual.
Analisar
a forma como a Educação Ambiental é abordada no espaço escolar.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
Verificar qual é a percepção dos professores em relação à Educação
Ambiental.
Investigar
quais são as estratégias pedagógicas usadas pelos professores no
desenvolvimento do trabalho com a Educação Ambiental.
Conhecer
de que modo os alunos reagem às estratégias pedagógicas utilizadas pelos
professores no trabalho com a Educação Ambiental.
PUBLICO ALVO
Ensino
Fundamental II e Ensino médio
TEMPO ESTIMADO
Tempo estimado 10 horas aulas de 50
minutos.
CONTEÚDOS
E TEMAS;
- As consequências do consumo exagerado.
- A educação ambiental: um saber interdisciplinar.
- Diferentes formas de tratar o meio ambiente.
- A escola local da educação ambiental.
- A discussão sobre a viabilidade e desenvolvimento sustentável.
METODOLOGIA
- Aula expositiva. O professor apresentará os conteúdos para que os alunos
compreendam e
apliquem os conhecimentos adquiridos nas tarefas solicitadas pelo professor.
- Textos relacionados ao efeito estufa e impactos ambientais.
- Aula expositiva
- Atividades práticas de reciclagem
RECURSOS
- Computador, data show, internet e jornal,
- Quadro e giz
- Embalagens variadas de papel, plástico, alumínio, etc.
- Embalagens de leite longa vida
- Papeis coloridos diversos, revistas, cola tesoura, pincel atômico, canetas hidrográficas.
- Fotos de lixões, aterros sanitários, depósitos de lixo, retiradas de revistas, jornais, livros, internet, etc.
AVALIAÇÃO
Nessa abordagem
a avaliação não se dá através de notas e provas. O que é avaliado é a prática
educativa tanto dos alunos como dos professores.
A avaliação é da
prática educativa, e não de um pedaço dela.” Ou seja, professores e alunos se
auto avaliam para saber quais foram as melhoras e no que eles ainda podem
melhorar.
A avaliação deverá ser feita a partir da participação dos alunos, da atividade de discussão das reportagens, podendo o professor pedir algum texto reflexivo sobre o que entendeu das discussões. Outra ferramenta avaliativa pode ser um trabalho ilustrativo/visual sobre o cotidiano dos alunos que ilustre o modo de vida, consumo, desperdício, lixo ou ainda quando promovem ações sustentáveis.
Avaliação da
aprendizagem acontecerá através da realização de atividades (redação, confecção
de lixeira), participação e interesse do alunos.
DESENVOLVIMENTO
AULAS 1, 2, 3,4 E 5
Verificar os
conhecimentos prévios dos alunos abrindo discussão sobre o tema;
Definir
conceitos de meio ambiente, lixo, coleta seletiva, reciclagem, lixão, aterro
sanitário;
Relatar para os
alunos como ocorre a coleta comum e seletiva do lixo doméstico;
Relatar e
demonstrar através de fotografias o destino dos resíduos sólidos descartados no
meio ambiente;
AULAS 5, 6, 7, 8,9 E 10
Retomar o tema
discutido na aula anterior;
Apresentar aos
alunos os tipos de embalagens descartáveis e explicar como ocorre a coleta
seletiva de lixo; Confeccionar mini lixeira para colocar sobre a carteira/mesa utilizando
embalagem de leite longa vida. As embalagens deverão ser encapadas de acordo
com a criatividade da criança ou critério definido pelo (a) professor (a).
Referências Bibliográficas
http://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/producao-e-consumo-sustentavel/consumo-consciente-de-embalagem/quem-e-o-consumidor-consciente/item/759
Plano de Aula
PLANO DE AULA – SÓCIO-HISTÓRICO-CULTURAL
ANOS: ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO
MÉDIO TEMPO ESTIMADO 10 HORAS AULAS DE 50 MINUTOS.
CONTEÚDO: SUSTENTABILIDADE E
CONSUMO CONSIENTE
OBJETIVO
GERAL
Proporcionar análise, reflexões, resolução de
problemas com relação ao consumo consciente, e trocas de experiências.
Formar o profissional, com embasamento em
experiências pessoais relacionadas ao dia a dia.
Propiciar a aprendizagem a partir da socialização
dos seguintes conteúdos e conscientizar os alunos de que os recursos
vegetais de florestas e matas podem ser explorados de forma controlada,
garantindo o replantio sempre que necessário.
Preservação total de áreas verdes não destinadas à exploração econômica.
Evidenciar que os problemas ambientais vêm ocorrendo sequencialmente e há muito tempo, estando vinculados às atividades econômicas e o consumo desenfreado da população mundial.
Conscientizar os
alunos sobre os impactos ambientais causados pelo excesso de lixo no nosso
planeta;
Aprender a
descartar o lixo adequadamente, evitando sujar os locais de uso coletivo e
individual.
Analisar a forma
como a Educação Ambiental é abordada no espaço escolar.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
Verificar qual é a percepção dos professores em relação à Educação
Ambiental.
Investigar
quais são as estratégias pedagógicas usadas pelos professores no
desenvolvimento do trabalho com a Educação Ambiental.
Conhecer
de que modo os alunos reagem às estratégias pedagógicas utilizadas pelos
professores no trabalho com a Educação Ambiental.
PUBLICO ALVO
Ensino
Fundamental II e Ensino médio
TEMPO ESTIMADO
Tempo
estimado 10 horas aulas de 50 minutos
CONTEÚDOS
E TEMAS;
- As consequências do consumo exagerado.
- A educação ambiental: um saber interdisciplinar.
- Diferentes formas de tratar o meio ambiente.
- A escola local da educação ambiental.
- A discussão sobre a viabilidade e desenvolvimento sustentável.
METODOLOGIA
- A aula será expositiva-dialogada e como estratégia de ensino utilizando as discussão em grupo, sobre os conteúdos e discussão dos textos.
- Textos relacionados ao efeito estufa e impactos ambientais.
- Aula expositiva
- Atividades práticas de reciclagem
DESENVOLVIMENTO:
Nas primeiras
aulas, serão feita uma sondagem e a sensibilização, ou seja: a provocação de um
desequilíbrio, partindo de perguntas, como: o que vocês entendem por consumo consciente
e sustentabilidade?
Quais são as
formas de consumir consciente? O que é consumo desenfreado?
E nesse
contexto, o professor vai anotando na lousa as contribuições, de tudo o que vê falando,
o que vem à mente deles nesse momento. O professor estimulará a manifestação
dos alunos com as perguntas e faz a mediação da discussão, ele poderá reiterar
pontos positivos, alertar para algum equívoco, sendo esse o primeiro momento da
aula.
Na segunda e
terceira aulas, haverá a leitura e discussão em grupo, o professor divide a
sala em grupos menores, mais ou menos cinco alunos, e pede que leiam os
capítulos específicos sobre sustentabilidade e consumo consciente dos
livros-texto, e em grupo e aprofundarão a discussão sobre o tema da aula. E
interagirão pela linguagem, criarão formas de avanço na reflexão, dentro do
grupo.
RECURSOS
·
Computador, data show, internet e jornal,
·
Quadro e giz
·
Embalagens variadas de papel, plástico,
alumínio, etc.
·
Embalagens de leite longa vida
·
Papeis coloridos diversos, revistas, cola
tesoura, pincel atômico, canetas hidrográficas.
·
Fotos de lixões, aterros sanitários, depósitos
de lixo, retiradas de revistas, jornais, livros, internet, etc.
AVALIAÇÃO
A avaliação será
a escrita coletiva de um texto sobre consumo consciente, contendo suas restrições,
suas vantagens e oportunidades que possam advir desses conceito da atualidade e
do cotidiano de todo os aluno, o texto deve conter os principais conceitos da
discussão em grupo.
Nessa abordagem
a avaliação não se dá através de notas e provas.
O que é avaliado
é a prática educativa tanto dos alunos como dos professores.
A avaliação é da
prática educativa, e não de um pedaço dela.” Ou seja, professores e alunos se
auto avaliam para saber quais foram as melhoras e no que eles ainda podem melhorar.
A avaliação deverá ser feita a partir da participação dos alunos, da atividade de discussão das reportagens, podendo o professor pedir algum texto reflexivo sobre o que entendeu das discussões. Outra ferramenta avaliativa pode ser um trabalho ilustrativo/visual sobre o cotidiano dos alunos que ilustre o modo de vida, consumo, desperdício, lixo ou ainda quando promovem ações sustentáveis.
Avaliação da
aprendizagem acontecerá através da realização de atividades (redação, confecção
de lixeira), participação e interesse do aluno.
DESENVOLVIMENTO
Aulas 1, 3, 3,4 e 5
Verificar os
conhecimentos prévios dos alunos abrindo discussão sobre o tema;
Definir
conceitos de meio ambiente, lixo, coleta seletiva, reciclagem, lixão, aterro
sanitário;
Relatar para os
alunos como ocorre a coleta comum e seletiva do lixo doméstico;
Relatar e
demonstrar através de fotografias o destino dos resíduos sólidos descartados no
meio ambiente;
AULAS 5, 6, 7, 8,9 E 10
Retomar o tema
discutido na aula anterior;
Apresentar aos
alunos os tipos de embalagens descartáveis e explicar como ocorre a coleta
seletiva de lixo;
Confeccionar
mini lixeira para colocar sobre a carteira/mesa utilizando embalagem de leite
longa vida. As embalagens deverão ser encapadas de acordo com a criatividade de
cada aluno ou critério definido pelo professor.
REFERÊNCIAS:
http://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/producao-e-consumo-sustentavel/consumo-consciente-de-embalagem/quem-e-o-consumidor-consciente/item/7591
Plano de Aula
PLANO DE AULA – CONSTRUTIVISMO
ANOS: ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO
MÉDIO TEMPO ESTIMADO 10 HORAS AULAS DE 50 MINUTOS.
CONTEÚDO: SUSTENTABILIDADE E
CONSUMO CONSIENTE
OBJETIVO
GERAL
Formar o profissional, com embasamento em
experiências pessoais relacionadas ao dia a dia.
Propor ao aluno uma reflexão, sobre os
problemas ambientais que vem ocorrendo a dia com mais frequência, utilizando os
conhecimentos prévios e envolvendo os conceitos de sustentabilidade e meio ambiente.
Respeitar o ritmo do aluno, seu
desenvolvimento e interesses.
Propiciar um ambiente em que o aluno se sinta
seguro para aprender.
Preservação total de áreas verdes não destinadas à exploração econômica.
Propor para o aluno um olhar clinico para atentar para os problemas ambientais vêm ocorrendo sequencialmente e há muito tempo, estando vinculados às atividades econômicas e o consumo desenfreado da população mundial.
Mostrar para os alunos
sobre os a importância de atentar para os impactos ambientais causados pelo
excesso de lixo no nosso planeta;
Aprender a
descartar o lixo adequadamente, evitando sujar os locais de uso coletivo e
individual.
Analisar a forma
como a Educação Ambiental é abordada no espaço escolar.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
Proporcionar
aos profissionais situações, que permitam a construção de conhecimentos.
Verificar qual é a percepção dos professores em relação à Educação
Ambiental.
Investigar
quais são as estratégias pedagógicas usadas pelos professores no
desenvolvimento do trabalho com a Educação Ambiental.
Conhecer
de que modo os alunos reagem às estratégias pedagógicas utilizadas pelos
professores no trabalho com a Educação Ambiental.
PUBLICO ALVO
Ensino
Fundamental II e Ensino médio
TEMPO ESTIMADO
Tempo
estimado 10 horas aulas de 50 minutos
CONTEÚDOS
E TEMAS;
- As consequências do consumo exagerado.
- A educação ambiental: um saber interdisciplinar.
- Diferentes formas de tratar o meio ambiente.
- A escola local da educação ambiental.
- A discussão sobre a viabilidade e desenvolvimento sustentável.
METODOLOGIA
- A aula será expositiva-dialogada. Com esta proposta objetiva estimular os alunos a aprenderem a partir da troca com o meio e por propostas de situações problemas e experimentos concretos.
- Dessa maneira, o professor agirá como facilitador do processo de aprendizagem.
- Textos relacionados ao efeito estufa e impactos ambientais.
- Aula expositiva
- Atividades práticas de reciclagem
DESENVOLVIMENTO:
Utilização de
uma situação-problema visando gerar o desequilíbrio no aluno para oferecer
processos de descobertas pessoais e no processo de equilibração e assimilação.
Nas primeiras aulas,
serão contextualizadas as questões, onde serão observados e.
Levantados os
conhecimentos prévios dos alunos acerca dos conteúdos das consequências do consumo exagerado de produtos.
Neste primeiro momento, a ideia é identificar
os esquemas mentais existentes dos alunos (estágio de desenvolvimento), pois já
conhecem os conceitos, através de aulas anteriores de Introdução à sustentabilidade
e consumo consciente.
Na segunda e terceira, quarta e
quinta aula será apresentado à situação-problema propriamente dita, com
intenção de causar o desequilíbrio interno, e o desafio para multipolarizar à questão,
e será apresentado uma série de gráficos gerais, com relação ao consumo
populacional, lixo gerado por cada pessoa e diferentes de produtos consumidos
pela sociedade, e os principais motivos que levam as pessoas a consumirem sem
se preocupar com o futuro do planeta, deverão responder à seguinte
situação-problema individualmente:
Nesse momento de observação, seria
uma nova oportunidade para o professor, de causar um desequilíbrio frente às
propostas apresentadas pelos alunos, desestruturando o que construíram como
conclusões, utilizando a comparação com o objetivo da acomodação do conhecimento,
através da demonstração da realidade do mercado, com o objetivo de refletirem
sobre as conclusões que chegaram, providenciando uma forma reflexiva de
assimilação e acomodação do conhecimento adquirido.
RECURSOS
·
Computador, data show, internet e jornal,
·
Quadro e giz
·
Embalagens variadas de papel, plástico,
alumínio, etc.
·
Embalagens de leite longa vida
·
Papeis coloridos diversos, revistas, cola
tesoura, pincel atômico, canetas hidrográficas.
·
Fotos de lixões, aterros sanitários, depósitos
de lixo, retiradas de revistas, jornais, livros, internet, etc.
AVALIAÇÃO
A avaliação será
a escrita coletiva de um texto sobre consumo consciente, contendo suas restrições,
suas vantagens e oportunidades que possam advir desses conceito da atualidade e
do cotidiano de todo os aluno, o texto deve conter os principais conceitos da
discussão em grupo.
Nessa abordagem
a avaliação não se dá através de notas e provas.
O que é avaliado
é a prática educativa tanto dos alunos como dos professores.
A avaliação é da
prática educativa, e não de um pedaço dela.” Ou seja, professores e alunos se
auto avaliam para saber quais foram as melhoras e no que eles ainda podem
melhorar.
A avaliação deverá ser feita a partir da participação dos alunos, da atividade de discussão das reportagens, podendo o professor pedir algum texto reflexivo sobre o que entendeu das discussões. Outra ferramenta avaliativa pode ser um trabalho ilustrativo/visual sobre o cotidiano dos alunos que ilustre o modo de vida, consumo, desperdício, lixo ou ainda quando promovem ações sustentáveis.
Avaliação da
aprendizagem acontecerá através da realização de atividades (redação, confecção
de lixeira), participação e interesse do aluno.
DESENVOLVIMENTO
Aulas 1, 3, 3,4 e 5
Verificar os
conhecimentos prévios dos alunos abrindo discussão sobre o tema;
Definir
conceitos de meio ambiente, lixo, coleta seletiva, reciclagem, lixão, aterro
sanitário;
Relatar para os
alunos como ocorre a coleta comum e seletiva do lixo doméstico;
Relatar e
demonstrar através de fotografias o destino dos resíduos sólidos descartados no
meio ambiente;
AULAS 5, 6, 7, 8,9 E 10
Retomar o tema
discutido na aula anterior;
Apresentar aos
alunos os tipos de embalagens descartáveis e explicar como ocorre a coleta
seletiva de lixo;
Confeccionar
mini lixeira para colocar sobre a carteira/mesa utilizando embalagem de leite
longa vida. As embalagens deverão ser encapadas de acordo com a criatividade de
cada aluno ou critério definido pelo professor.
REFERÊNCIAS:
http://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/producao-e-consumo-sustentavel/consumo-consciente-de-embalagem/quem-e-o-consumidor-consciente/item/7591
PARABÉNS, Elaboração perfeita , clara e bastante direta.
ResponderExcluirOBRIGADO!!!
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