Elabore um texto entre dez e vinte linhas, explicando como as crianças ampliam suas possibilidades de inserção e de participação nas diversas práticas sociais por meio da utilização das linguagens oral e escrita, não deixando de mencionar a importância da literatura infantil neste processo.
Através da linguagem
oral e escrita que são elementos importantes para as crianças terem uma visão
mais ampliada, e terem uma participação mais efetiva nas diversas praticas
social, é de suma importância para sua formação como sujeito, e na construção
do conhecimento como também no desenvolvimento do pensamento, e através desses
mesmos facilite e proporcione, e de a possibilidade de serem inseridos em
diversas praticas social.
O
trabalho com a linguagem se constitui um dos eixos básicos na educação
infantil, dada sua importância para a formação do sujeito, para a interação com
as outras pessoas, na orientação das ações das crianças, na construção de
muitos conhecimentos e no desenvolvimento do pensamento.
A educação infantil ao
promover experiências significativas de aprendizagem da língua, por meio de um
trabalho com a linguagem oral e escrita, se constitui em um dos espaços de
ampliação das capacidades de comunicação e expressão e de acesso ao mundo
letrado pelas crianças. Essa ampliação está relacionada ao desenvolvimento
gradativo das capacidades associadas às quatro competências linguísticas
básicas: falar, escutar, ler e escrever. (MELLO; MILLER, 2008)
A musica e a linguagem
formalizam e expressa a sensação e sentimentos e também o pensamento, esta e
uma forma de expressão humana, artes visuais que iram desenvolve a imaginação
facilitando, a criação de expressões, e a capacidade de reflexão na construção
do conhecimento, dessa forma as crianças interagem com o mundo fazendo
perguntas através da sua curiosidade, buscando respostas para suasindagações e questionamentos.
A importância da literatura
infantil são muitas: Começa com o conhecimento do próprio livro, a vivencia com
ele e o conhecimento do novo, a curiosidade para conhecer melhor que objeto e
esse,e a possibilidade de manusear, pensando nessa parte o ideal que o material
fosse resistente, para que as crianças pudessem ter mais possiblidade de
aprofundar suas curiosidade sem danificá-los
Segundo Arena (2010) a
literatura infantil sempre acompanha a cultura do momento de cada época. Ela
está sempre em relação com a cultura, por isso pode dizer que quando o
professor lê para suas crianças ele está contando histórias e leituras
culturais. A leitura nunca se afasta da cultura, por este motivo cabe ao
educador mostrar para as crianças a relação da leitura com a cultura, pois
quanto mais sentido o mesmo mostrar para criança, ela relacionará com o seu
cotidiano.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
ARENA, D. A literatura infantil como produção
cultural e como instrumento de iniciação da criança no mundo da cultura
escrita. São Paulo: Cortez, 2010.
MELLO, S; MILLER, S.
O desenvolvimento da linguagem oral e
escrita em crianças de 0 a 5 anos. Pró-Infantil: Curitiba, 200
Comentários
Postar um comentário