EXERCÍCIO
4 - PROJETO TRANSVERSAL
Muito bem, chegamos ao último
exercício deste curso. Supondo que você já tenha conversado com a direção da
escola e com o Professor Coordenador e, juntos, levantado as necessidades da sua
escola, agora é hora de “pôr a mão na
massa” e elaborar seu Projeto.
Relembrando, projeto é um conjunto de
ações com objetivos e metas definidos e claros. Assim, é importante que você estabeleça,
junto com a equipe gestora, os seguintes quesitos do seu projeto:
1.
Problema: sem perder de vista a Proposta
Pedagógica da escola, a definição do problema deve ser feita de forma
participativa. Ouvir os alunos é essencial, pois eles são os protagonistas do
processo de ensino e aprendizagem, e ninguém melhor do que eles para apontar
quais são seus interesses.
2.
Objetivo: é o produto final, o resultado
exclusivo do projeto. Depende do problema e deve estar bem delimitado.
3.
Ações: como os objetivos serão atingidos e
qual metodologia/estratégia será utilizada para chegar ao proposto. É o momento
de definir os papéis dos participantes e distribuir o trabalho no cronograma.
4.
Cronograma: prevê a duração do projeto, a partir
da delimitação de etapas que facilitem o entendimento do grupo e permitam que
as ações ocorram de forma organizada.
5.
Avaliação de Percurso: os critérios de avaliação serão definidos
durante as reuniões de escolha do problema e a avaliação deverá ser feita
durante todo o desenrolar do projeto, vista como análise de percurso para correção
ou manutenção de rumos. A equação AÇÃO-REFLEXÃO-AÇÃO precisa estar presente
durante todo o processo:
Ä Após a elaboração do projeto terá
início a sua execução (AÇÃO);
Ä Em determinado momento, que deve estar
definido no cronograma, todos os envolvidos deverão se reunir para analisar o
que está sendo feito (REFLEXÃO);
Ä A partir dessa análise, busca-se
reforçar os acertos e suprimir os erros, substituindo ações se necessário e
continuando a caminhada em busca dos objetivos e metas traçados (AÇÃO).
6.
Avaliação Final: levará em conta os resultados alcançados
sob a ótica da otimização do processo de ensino e aprendizagem.
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NOME DO PROJETO – A Valorização da Vida.
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Problema:
Droga
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O uso de drogas é um fenômeno
sociocultural complexo, o que significa dizer que sua presença em nossa
sociedade não é simples.
Não só existem variados tipos de
drogas, mas também são diferentes os efeitos por elas produzidos e a
adolescência - período marcado por mudanças e curiosidades sobre um mundo que
existe além da família - representa um momento especial no qual a droga
exerce forte atrativo.
Faz-se necessário, portanto, uma
educação preventiva e a conscientização de todos: alunos, pais professores,
enfim, toda a comunidade sobre os efeitos e consequências maléficas causadas
por essas substâncias à vida humana em todos os seus aspectos físico, psíquico
e social.
O desafio deste projeto é a luta
pela valorização da vida como um bem social a serviço da construção de uma
sociedade mais digna e fraterna.
Ricos ou pobres, jovens ou adultos,
todos nós estamos sujeitos ao vício. Segundo pesquisas realizadas
recentemente a curiosidade e a influência de amigos são os principais motivos
que levam as pessoas a entrarem no mundo das drogas. Há também fatores como o
desejo de fuga de problemas familiares e a busca por sensações de prazer, um
prazer temporário que logo se torna um grande problema na vida do dependente.
Entre as drogas mais comuns
encontradas no Brasil podemos citar o álcool, anfetaminas, maconha, crack,
cocaína, lança perfume e a cola de sapateiro.
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Justificativa:
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O projeto surgiu da necessidade de
se falar abertamente sobre as drogas e de trocar e adquirir informações sobre
o assunto.
Promover um espaço de discussão
sobre as questões relacionadas à prevenção das drogas vinculado ao
desenvolvimento do protagonismo dos jovens focando a saúde e a prevenção.
Foi percebida, assim a importância
de informar a esse público sobre os malefícios imediatos e futuros que o uso
dessas drogas ocasionará em suas vidas e saúde, isto para desenvolver um
mínimo de entendimento consciente sobre os danos do uso dessas substâncias,
para que os mesmos não venham a se envolver com elas
Engana-se quem acha que adolescentes
aparentemente sem problemas nunca experimentaram drogas. Por isso é
importante informar o aluno sobre os malefícios do vício. Essa noção foi a
matriz do Projeto "A Valorização da Vida", que está sendo
desenvolvido pelo EE Sebastião de Souza Bueno.
A droga funciona como uma fuga de
tudo isso. “Falar sobre drogas, porém, não basta.
"É
preciso mostrar que a droga é algo que vai estragar o corpo."
A ação preventiva tem também como
justificativa o diagnóstico da situação de risco da comunidade, que mostra um
percentual elevado de pessoas envolvidas com o uso do álcool, tabaco, bem
como diversas drogas ilícitas como maconha, cocaína e outras mais.
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Público alvo:
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Objetivo geral:
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Sensibilizar os adolescentes do
bairro de Mucunã que estão inseridos nas atividades da Sociedade para o
Bem-Estar da Família, sobre o combate ao uso de drogas lícitas e ilícitas e
sobre os prejuízos trazidos pelas mesmas.
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Objetivos específicos:
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Esclarecer
aos adolescentes sobre os efeitos das drogas no corpo humano e como se dá a
dependência.
Informar sobre os tratamentos possíveis,
para a dependência dos principais tipos de drogas.
Ressaltar
sobre a importância da participação da família durante todo o tratamento e posteriormente
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Metodologia, estratégias de ação e
recursos necessários:
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Conhecimento
sobre os tipos de drogas e seus efeitos
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Reflexão
sobre as diferentes relações com as drogas.
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Informação
e reflexão sobre os padrões de consumo
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Reflexão
sobre formas de reduzir riscos e danos associados ao consumo de drogas
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Conhecimento
da legislação e das políticas
·
Reflexão
sobre as relações entre a sexualidade e o uso de drogas
·
Descoberta
de recursos da comunidade para atendimento a usuários e dependentes
·
Informações
sobre como agir nas emergências
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Cronograma
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Ação
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Prazo
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Responsável
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1)
Realização de 2 encontros,
para informar 80 adolescentes de 12 a 17 anos.
2)
Palestras com Profissionais da área como (policiais psicólogos e médicos)
3)
Elaboração de 5 cartazes e
vídeos, para a visualização dos tipos de drogas e os
efeitos
devastadores causados pelas mesmas.
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Mediadores,
professores e equipe Gestora.
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Indicadores de progresso:
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Dentro das perspectivas dos nossos
objetivos que queremos atingir, princípio no primeiro bimestre, é o momento
de adaptação, e compreensão por parte das pessoas envolvida, no decorrer, do
segundo momento as pessoas envolvidas, já estão completamente envolvias, com
os temas abordados, com as ideias, com a essência do projeto ate colocando em
pratica algumas das ideias que foram abordas, nos cartazes, nas palestras,
nos documentários que deverão se exibidos no decorrer do dois bimestre,
nesses bimestre a ideia e que as pessoas envolvidas possam falar com mais
propriedades do tema em questão que” A Valorização da Vida”.
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Indicadores
de resultado:
Este projeto envolve mudanças de atitudes,
estaremos considerando relatos de professores, inspetores de alunos, alunos e
outros envolvidos.
A observação de momentos coletivos
dos grupos como horário de intervalo (recreio).
Pré/Pós-testes
Desenvolvimento de questionários
para medir a opinião dos alunos sobre as drogas e seus conhecimentos sobre o
tema.
Aplica-se o teste antes e após a
atividade preventiva. Depois se compara se houve alguma alteração no
comportamento e no conhecimento dos sujeitos.
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A
participação
Pretende quantificar o número de
pessoas que o programa atingiu e, o número de atividades que cada indivíduo
participou. A partir destes dados, verifica se o projeto está alcançando toda
a comunidade inicialmente planejada.
Para esta avaliação se faz
necessário à elaboração de um instrumento de registro para que após cada
atividade realizada durante o projeto, estes fatores sejam medidos.
Levantamento
de opiniões e conhecimentos sobre o tema
Reutilização dos grupos realizados
durante o diagnóstico. A composição do grupo e o roteiro de perguntas devem
ser mantidos para verificar se houve alteração no discurso após a realização
de atividades preventivas na escola. Deve ser feito no mínimo após o
semestre.
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Riscos e Dificuldades:
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Dificuldade
no tempo, e com o material Humano que nem sempre podemos contar com os mesmos,
pois cada um tem suas limitações e às vezes tempo não e suficiente.
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Avaliação
de Percurso
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Ações
mantidas
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Ações
redimensionadas
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Novas
ações
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Observação mais aprofundada e Intermediação
e mediação de problemas relacionados ao uso de drogas na escola suas
consequências, manifestação da violência na escola.
Atendimento aos alunos no geral
porque vários alunos irão tomar conhecimento, pais e professores.
Esclarecimento sobre o papel do
professor mediador na U.E.
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Além da observação do grande mau do
século que é drogas nas escolas U.E. Mediação de conflitos e atendimento às
vítimas da violência tomamos algumas iniciativas preventivas do tipo:
aumentar a supervisão na hora do recreio e intervalo; dirigido para
fundamental, a nas salas de aula para
falar sobre o tema em questão no espaço escolar como informando os possíveis
danos que ela pode causar, e ate mesmo destruir famílias.
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Dentro do possível e dimensionado no
projeto estaremos promovendo a sensibilização e reflexão sobre o assunto
através de textos, filmes e outros recursos.
Incentivos à pratica de esporte,
dança e música em grupo e mudanças de comportamentos.
Nossa intenção é promover a
implementação dos debates sobre as várias formas de violência, a afetividade
tendo como foco as relações humanas e a Cultura para Paz, convívio social,
interação com as famílias.
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Avaliação Final:
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Na fase de implantação será verificada
a aceitação do Projeto pelo público-alvo. Quanto às demais metas, serão
observadas de forma contínua e após a execução, verificando-se assim o
cumprimento dos objetivos propostos.
Os alunos serão observados durante
todo o “A valorização da Vida”, através da observação do interesse,
participação, realização das atividades, orais, escritas e práticas. Os
conteúdos
Explorados também serão analisados
pelos trabalhos e provas aplicadas em sala de aula durante cada bimestre.
Como instrumentos de avaliação serão
utilizados formulários e relatórios, bem como a escolha, premiação e
divulgação dos melhores trabalhos através do boletim informativo e nos
veículos de comunicação da cidade (canais de TV, rádios, jornais locais,
etc.).
Será realizada no término do projeto
que se dará no mês de novembro e inicio de dezembro através da observação da
escola como um todo, ou seja, se ocorreram mudanças expressivas na redução da
violência nas suas mais variadas manifestações no ambiente escolar e se houve
mudanças nos arredores da escola se as ações foram positivas e não foram
apenas conceituais.
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