EXERCÍCIO 4 - PROJETO TRANSVERSAL
Muito bem, chegamos ao último exercício deste curso. Supondo que você já tenha conversado com a direção da escola e com o Professor Coordenador e, juntos, levantado as necessidades da sua escola, agora é hora de “pôr a mão na massa” e elaborar seu Projeto.
Relembrando, projeto é um conjunto de ações com objetivos e metas definidos e claros. Assim, é importante que você estabeleça, junto com a equipe gestora, os seguintes quesitos do seu projeto:
1.    Problema: sem perder de vista a Proposta Pedagógica da escola, a definição do problema deve ser feita de forma participativa. Ouvir os alunos é essencial, pois eles são os protagonistas do processo de ensino e aprendizagem, e ninguém melhor do que eles para apontar quais são seus interesses.
2.    Objetivo: é o produto final, o resultado exclusivo do projeto. Depende do problema e deve estar bem delimitado.
3.    Ações: como os objetivos serão atingidos e qual metodologia/estratégia será utilizada para chegar ao proposto. É o momento de definir os papéis dos participantes e distribuir o trabalho no cronograma.
4.    Cronograma: prevê a duração do projeto, a partir da delimitação de etapas que facilitem o entendimento do grupo e permitam que as ações ocorram de forma organizada.
5.    Avaliação de Percurso: os critérios de avaliação serão definidos durante as reuniões de escolha do problema e a avaliação deverá ser feita durante todo o desenrolar do projeto, vista como análise de percurso para correção ou manutenção de rumos. A equação AÇÃO-REFLEXÃO-AÇÃO precisa estar presente durante todo o processo:
Ä  Após a elaboração do projeto terá início a sua execução (AÇÃO);
Ä  Em determinado momento, que deve estar definido no cronograma, todos os envolvidos deverão se reunir para analisar o que está sendo feito (REFLEXÃO);
Ä  A partir dessa análise, busca-se reforçar os acertos e suprimir os erros, substituindo ações se necessário e continuando a caminhada em busca dos objetivos e metas traçados (AÇÃO).
6.    Avaliação Final: levará em conta os resultados alcançados sob a ótica da otimização do processo de ensino e aprendizagem.



- NOME DO PROJETO – A Valorização da Vida.
Problema: Droga
O uso de drogas é um fenômeno sociocultural complexo, o que significa dizer que sua presença em nossa sociedade não é simples.
Não só existem variados tipos de drogas, mas também são diferentes os efeitos por elas produzidos e a adolescência - período marcado por mudanças e curiosidades sobre um mundo que existe além da família - representa um momento especial no qual a droga exerce forte atrativo.
Faz-se necessário, portanto, uma educação preventiva e a conscientização de todos: alunos, pais professores, enfim, toda a comunidade sobre os efeitos e consequências maléficas causadas por essas substâncias à vida humana em todos os seus aspectos físico, psíquico e social.
O desafio deste projeto é a luta pela valorização da vida como um bem social a serviço da construção de uma sociedade mais digna e fraterna.
Ricos ou pobres, jovens ou adultos, todos nós estamos sujeitos ao vício. Segundo pesquisas realizadas recentemente a curiosidade e a influência de amigos são os principais motivos que levam as pessoas a entrarem no mundo das drogas. Há também fatores como o desejo de fuga de problemas familiares e a busca por sensações de prazer, um prazer temporário que logo se torna um grande problema na vida do dependente.
Entre as drogas mais comuns encontradas no Brasil podemos citar o álcool, anfetaminas, maconha, crack, cocaína, lança perfume e a cola de sapateiro.


Justificativa:
O projeto surgiu da necessidade de se falar abertamente sobre as drogas e de trocar e adquirir informações sobre o assunto.
Promover um espaço de discussão sobre as questões relacionadas à prevenção das drogas vinculado ao desenvolvimento do protagonismo dos jovens focando a saúde e a prevenção.
Foi percebida, assim a importância de informar a esse público sobre os malefícios imediatos e futuros que o uso dessas drogas ocasionará em suas vidas e saúde, isto para desenvolver um mínimo de entendimento consciente sobre os danos do uso dessas substâncias, para que os mesmos não venham a se envolver com elas
Engana-se quem acha que adolescentes aparentemente sem problemas nunca experimentaram drogas. Por isso é importante informar o aluno sobre os malefícios do vício. Essa noção foi a matriz do Projeto "A Valorização da Vida", que está sendo desenvolvido pelo EE Sebastião de Souza Bueno.
A droga funciona como uma fuga de tudo isso. “Falar sobre drogas, porém, não basta.
"É preciso mostrar que a droga é algo que vai estragar o corpo."
A ação preventiva tem também como justificativa o diagnóstico da situação de risco da comunidade, que mostra um percentual elevado de pessoas envolvidas com o uso do álcool, tabaco, bem como diversas drogas ilícitas como maconha, cocaína e outras mais.



Público alvo:
  • Alunos
  • Pais
  • Comunidade



Objetivo geral:
Sensibilizar os adolescentes do bairro de Mucunã que estão inseridos nas atividades da Sociedade para o Bem-Estar da Família, sobre o combate ao uso de drogas lícitas e ilícitas e sobre os prejuízos trazidos pelas mesmas.


Objetivos específicos:
Esclarecer aos adolescentes sobre os efeitos das drogas no corpo humano e como se dá a dependência.
 Informar sobre os tratamentos possíveis, para a dependência dos principais tipos de drogas.
Ressaltar sobre a importância da participação da família durante todo o tratamento e posteriormente

Metodologia, estratégias de ação e recursos necessários:
  • Levantamento de opiniões e conhecimentos sobre o tema.

  • Pesquisas epidemiológicas
·         Conhecimento sobre os tipos de drogas e seus efeitos
·         Reflexão sobre as diferentes relações com as drogas.
·         Informação e reflexão sobre os padrões de consumo
·         Reflexão sobre formas de reduzir riscos e danos associados ao consumo de drogas
·         Conhecimento da legislação e das políticas
·         Reflexão sobre as relações entre a sexualidade e o uso de drogas
·         Descoberta de recursos da comunidade para atendimento a usuários e dependentes
·         Informações sobre como agir nas emergências

Cronograma
Ação
Prazo
Responsável
1) Realização de 2 encontros, para informar 80 adolescentes de 12 a 17 anos.
2) Palestras com Profissionais da área como (policiais psicólogos e médicos)

3) Elaboração de 5 cartazes e vídeos, para a visualização dos tipos de drogas e os
efeitos devastadores causados pelas mesmas.

  • Dois bimestres.
Mediadores, professores e equipe Gestora.

  • José Barros Soares
  • Cristina
  • Verônica escolástica
  • Sandra spadario
  • Janice
  • Ronda escolar
Indicadores de progresso:
Dentro das perspectivas dos nossos objetivos que queremos atingir, princípio no primeiro bimestre, é o momento de adaptação, e compreensão por parte das pessoas envolvida, no decorrer, do segundo momento as pessoas envolvidas, já estão completamente envolvias, com os temas abordados, com as ideias, com a essência do projeto ate colocando em pratica algumas das ideias que foram abordas, nos cartazes, nas palestras, nos documentários que deverão se exibidos no decorrer do dois bimestre, nesses bimestre a ideia e que as pessoas envolvidas possam falar com mais propriedades do tema em questão que” A Valorização da Vida”. 



Indicadores de resultado:
Este projeto envolve mudanças de atitudes, estaremos considerando relatos de professores, inspetores de alunos, alunos e outros envolvidos.
A observação de momentos coletivos dos grupos como horário de intervalo (recreio).
Pré/Pós-testes
Desenvolvimento de questionários para medir a opinião dos alunos sobre as drogas e seus conhecimentos sobre o tema.
Aplica-se o teste antes e após a atividade preventiva. Depois se compara se houve alguma alteração no comportamento e no conhecimento dos sujeitos.
A participação
Pretende quantificar o número de pessoas que o programa atingiu e, o número de atividades que cada indivíduo participou. A partir destes dados, verifica se o projeto está alcançando toda a comunidade inicialmente planejada.
Para esta avaliação se faz necessário à elaboração de um instrumento de registro para que após cada atividade realizada durante o projeto, estes fatores sejam medidos.
Levantamento de opiniões e conhecimentos sobre o tema
Reutilização dos grupos realizados durante o diagnóstico. A composição do grupo e o roteiro de perguntas devem ser mantidos para verificar se houve alteração no discurso após a realização de atividades preventivas na escola. Deve ser feito no mínimo após o semestre.
Riscos e Dificuldades:
Dificuldade no tempo, e com o material Humano que nem sempre podemos contar com os mesmos, pois cada um tem suas limitações e às vezes tempo não e suficiente.








Avaliação de Percurso
Ações mantidas
Ações redimensionadas
Novas ações
Observação mais aprofundada e Intermediação e mediação de problemas relacionados ao uso de drogas na escola suas consequências, manifestação da violência na escola.
Atendimento aos alunos no geral porque vários alunos irão tomar conhecimento, pais e professores.
Esclarecimento sobre o papel do professor mediador na U.E.




Além da observação do grande mau do século que é drogas nas escolas U.E. Mediação de conflitos e atendimento às vítimas da violência tomamos algumas iniciativas preventivas do tipo: aumentar a supervisão na hora do recreio e intervalo; dirigido para fundamental, a nas  salas de aula para falar sobre o tema em questão no espaço escolar como informando os possíveis danos que ela pode causar, e ate mesmo destruir famílias.



Dentro do possível e dimensionado no projeto estaremos promovendo a sensibilização e reflexão sobre o assunto através de textos, filmes e outros recursos.
Incentivos à pratica de esporte, dança e música em grupo e mudanças de comportamentos.
Nossa intenção é promover a implementação dos debates sobre as várias formas de violência, a afetividade tendo como foco as relações humanas e a Cultura para Paz, convívio social, interação com as famílias.





Avaliação Final:
Na fase de implantação será verificada a aceitação do Projeto pelo público-alvo. Quanto às demais metas, serão observadas de forma contínua e após a execução, verificando-se assim o cumprimento dos objetivos propostos.

Os alunos serão observados durante todo o “A valorização da Vida”, através da observação do interesse, participação, realização das atividades, orais, escritas e práticas. Os conteúdos
Explorados também serão analisados pelos trabalhos e provas aplicadas em sala de aula durante cada bimestre.

Como instrumentos de avaliação serão utilizados formulários e relatórios, bem como a escolha, premiação e divulgação dos melhores trabalhos através do boletim informativo e nos veículos de comunicação da cidade (canais de TV, rádios, jornais locais, etc.).
Será realizada no término do projeto que se dará no mês de novembro e inicio de dezembro através da observação da escola como um todo, ou seja, se ocorreram mudanças expressivas na redução da violência nas suas mais variadas manifestações no ambiente escolar e se houve mudanças nos arredores da escola se as ações foram positivas e não foram apenas conceituais.





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